Folders, panfletos e flyers
O que são?

São materiais impressos ou digitais que possuem o objetivo de informar, divulgar produtos e serviços e auxiliar na entrega de campanhas de marketing.

Qual sua importância?

Ambos são amplamente utilizados como forma de divulgação e como material promocional sendo extremamente importantes para a captação de potenciais clientes para empresas.

Além dos aspectos em comum o folder em especial se destaca por não possuir um formato padrão definido, podendo ter tamanhos e formatos variáveis, além de incluir dobras verticais ou horizontais. É muito utilizado para otimizar as vendas e divulgar empresas, pois ele apresenta as vantagens de forma totalmente personalizada, mantendo como foco a empresa, o serviço/produto e a informação.

Tipos de materiais.

Folder: É um material gráfico destinado a informar, divulgar produtos e serviços e auxiliar na entrega de campanhas de marketing. A origem do seu nome vem da palavra em inglês “fold”, que significa “dobra”, visto que esse é um material que é impresso e dobrado.

Panfleto ou Folheto:  são peças simples impressas em grandes quantidades. Sua principal vantagem é a grande tiragem com preços mais baixos preços baixos e rapidez na produção impressa. Sendo utilizado em estratégias de divulgação massiva, pouco personalizada e imediata (promoções, feiras, eventos, campanha politica e etc).

Flyer: são peças mais refinadas que os panfletos, impressos em grandes quantidades com um apelo maior a qualidade, papeis em diferentes gramaturas e um trabalho de design mais apurado. Como por exemplo: flyers de inaugurações de empreendimentos imobiliários.

Ambos os materiais possuem suas versões impressas e digitais. No meio impresso os folders são os mais personalizáveis e possuem diversas opções de dobras e formatos.

Os folders são materiais informativos que, no geral, possuem uma folha só que é dobrada de maneiras diversas. Essas dobras podem ser definidas de acordo com o estilo, simplicidade ou destaque direcionado para o folder.

Cada tipo de dobra destaca partes diferentes do folder e, com um bom design, pode ser o atrativo do material gráfico. Nos modelos de folders, elas são comumente divididas entre 8 opções, sendo elas:

1. Dobra simples

A dobra simples é quando o papel é dobrado na metade e forma duas partes iguais. Ela é utilizada em convites, catálogos pequenos etc. É o modelo mais utilizado devido a simplicidade e custo reduzido.

2. Tipo sanfona

A tipo sanfona é quando o papel é dobrado 2x ou mais, conhecida como folder 2 dobras e dobra zigue-zague. O papel fica com 2 ou mais partes paralelas entre si, oferecendo mais divisões para encaixar o conteúdo. Podendo inserir mais informação no folder, porém de maneira concisa.Dessa maneira, ela é interessante para programações de eventos e espetáculos, informações de promoções ou mesmo demonstrativos de produtos.

3. Tipo carteira

A dobra tipo carteira é quando o papel é dobrado duas vezes para o mesmo lado. Assim, o leitor abre o folder gradualmente, a primeira dobra mostrando o conteúdo interno e a segunda um dos versos. Com esse caminho mais misterioso para acessar as informações, o leitor pode ser surpreendido de pouco em pouco. Essa estratégia é muito usada em lançamentos, um dos tipos de modelos de folders mais interessantes para novidades da marca.

4. Dobra tipo janela

Com divisão em 4 faces, a dobra tipo janela tem 2 abas que se sobrepõem à face do papel. Essas abas se encontrando no meio, sem sobrepor uma à outra e mostrando parte do verso. Ela é dividida em 4 partes na frente e 4 partes atrás. A ordem de abertura também esconde o conteúdo, como a dobra carteira. Um exemplo da dobra tipo janela são aquelas páginas de revista que abrem para ampliar a foto, gerando destaque. Assim, se torna uma boa opção para esse destaque em produtos ou novidades.

5. Dobra enrolada

Esse exemplo é um dos poucos cujas dobras não possuem o mesmo tamanho. Com a dobra enrolada, a proposta é ir dobrando as faces para dentro, como se estivessem sendo enroladas. Assim, quando mais interna e escondida a face estiver, menor ela será, mostrando um formato criativo ao desenrolar o folder. Pelo design chamativo, a dobra enrolada é recomendada para projetos que fujam do tradicional ou empresas que gostam novidades.

6. Dobra em cruz

Para papéis que devem ser dobrados na horizontal e na vertical, a dobra em cruz cumpre esse objetivo. Pense nela como um papel aberto em que uma cruz é traçada no meio, dividindo a folha em quatro. Assim, o papel é dobrado primeiro na horizontal e depois na vertical, ideal para panfletos maiores ou papéis como A3. Para variar nos modelos de folders, a dobra em cruz pode ser implementada junto com a dobra sanfona e carteira:

7. Dobra em cruz sanfona

A dobra em cruz sanfona é quando o papel é dobrado ao meio na vertical ou horizontal. Após, é dobrado em formato sanfona no sentido contrário. O tipo de modelo também é conhecido como dobra francesa.

8. Dobra em cruz carteira

A dobra em cruz com a dobra carteira é quando há uma primeira dobra na metade do papel e, após, duas dobras em sentido contrário. Essas abas se encontrando no meio e formam diversas faces para o folder. Todos os tipos de dobras apresentados fazem parte dos modelos de folders que podem ser encontrados no mercado ou personalizados. Para a escolha ideal, é possível ver modelos físicos ou imagens nos próprios sites, se inspirando cada vez mais. Além disso, não há problemas em combinar algumas dobras ou optar por produtos diferentes com dobras diferentes. A criatividade conta muito para que os produtos saiam do melhor jeito possível.

Vale lembrar que há folders em folha simples que não precisam de dobras, principalmente se apresentam informações mais diretas. As folhas simples podem ser feitas individualmente ou em compilado, anexadas em algum outro produto. Esse e os outros modelos devem ser considerados de acordo com a estratégia geral definida.

 

Como são desenvolvidas?

Todos esses materiais são desenvolvidos por uma equipe de designers gráficos que trabalham na criação de todo o layout e composição de textos e imagens a serem trabalhadas. Além de realizar o acompanhamento da produção para as versões impressas.

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