Sincronicidade
Sincronicidade

Sincronicidade

Uma Semana Acadêmica

Sincronicidade foi o tema escolhido para o evento acadêmico da PUC/PR.O projeto consistiu na criação da marca e identidade visual do evento, sendo desenvolvidos conceitos atrelados ao tema para que uma série de atividades fosse realizada durante a semana em diversos pontos da cidade de Curitiba.

A Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR) é uma das instituições de ensino que melhor investe na integração do conhecimento no sistema universitário brasileiro.

 

Sendo a Semana Acadêmica Integrada um dos primeiros trabalhos realizados, sobre o novo molde de escolas adotadas pela universidade no ultimo ano.

Agrupando as áreas do conhecimento que interagem e se complementam e incentivando um maior contato entre elas e seus alunos.

Foi desenvolvido…

Foi desenvolvida uma marca que capaz de abraçar toda a concepção de integração das escolas, visando o trabalho em conjunto pelas disciplinas da arquitetura e do design.

Os materiais criados foram:
• marca para o evento sincronicidade;
• manual de uso;
• apresentação conceitual do evento e da marca.

Objetivos Principais

Desenvolver uma marca que representa-se o tema principal do evento a “Sincronicidade”.

Caracterizando a multidisciplinariedade e as diferentes ações conjuntas que se interligariam durante o evento.

Objetivos Iniciais

Traduzir de forma simples as qualidades de ambos os cursos, afim de que a marca traduzisse sua mensagem de forma intuitiva e rápida.

Abordando a “Sincronicidade” pelos seguintes pontos: Criatividadeeconomia criativa e sustentabilidade.

Objetivos Alcançados

O projeto foi concluído com êxito em todos os objetivos iniciais, sendo desenvolvida uma marca sólida com características de diferenciação de significados para o evento, assim como uma caracterização de universalidade de aplicação para cada atividade individual do evento a ela atrelada.

A sincronicidade pode ser definida como aqueles acontecimentos que se relacionam de forma não casual, e sim por uma relação de significados, possuindo a mesma mensagem e ou significado.
Pode ocorrer por meio de dois ou mais eventos que coincidam e maneira significativa para uma pessoa ou grupo de pessoas, aos quais este significado sugere um padrão uma sincronia.

Mensagem

“A criatividade é o meio pelo qual o ser humano se relaciona com o mundo a sua volta, criando e evoluindo.”

Quais características em comum estão presentes na arquitetura e no design?

O projeto foi concluído com êxito em todos os objetivos iniciais, sendo desenvolvida uma marca sólida com características de diferenciação de significados para o evento, assim como uma caracterização de universalidade de aplicação para cada atividade individual do evento a ela atrelada.

Podemos assim relacionar os sentidos ao processo da criatividade:

VER, OBSERVAR:  Visão, olhos.

OUVIR, RECEBER: Audição, ouvidos.

PENSAR, RACIOCINAR: Cérebro, capacidade crítica.

FALAR, DISCUTIR: Fala, boca.

 

“PEQUENOS GESTOS PODEM MUDAR O MUNDO”

Construção Simbólica

“Ideias que partem de um esboço até sua real concepção”.
As mãos, são os instrumentos responsáveis por diversas ações humanas, são ditas como uma das grandes responsáveis pelo sucesso e desenvolvimento humano devido às habilidades proporcionadas por ela e seus polegares opositores.

Possuem a capacidade de gesticular e se adequar por meio da linguagem de sinais as mais variadas situações. Esboços de mãos que por meio dos mais variados gestos representam de forma afetiva cada evento desenvolvido durante a semana acadêmica.

Linguagem gráfica

Gestos.Está associado ao verbo agir. Os gestos também podem ser entendidos como ações nobres colocadas em prática. Também é definido como a forma pela qual o ser humano se expressa através das mãos e do corpo.

x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x